Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Amizade


Um dia cinza. Duas garotas. Gotas de chuva caindo incessantemente. O mundo delas literalmente desabando.

Uma enfrenta brigas todos os dias em casa, os pai que bate na mãe, a mãe que apenas chora, e o irmãozinho mais novo que se esconde em baixo da cama. A solução para ela é se trancar no quarto e ligar o rádio no último volume para abafar os gritos que vem de fora e os dela, porque a única saída é gritar pra tentar expulsar a dor do seu peito.
A outra tem como carrasco as contas que não param de chegar. Sozinha em uma cidade que nunca foi a sua, ela vê que o sonho de se tornar médica não passa de mera ilusão. Há saídas ela sabe, mas não consegue encontrá-las.

Mas hoje elas sorriem.

Sabem que a vida não é um conto de fadas. Não há príncipe que virá resgatá-las e a história nem sempre termina em final feliz. Há muito tempo já descobriram isso. E mesmo assim ambas sorriem. Aquele sorriso bobo, enquanto pulam e brincam nas poças d'água feito crianças. Porque hoje elas deixaram os problemas pra depois, hoje elas comemoram por aquilo que ainda resta de bom. Estão juntas, sempre estiveram e sempre estarão. Vai ser assim elas sabem. Mesmo que tudo dê errado, mesmo que as coisas nunca se encaixem como deveriam, elas ainda terão uma à outra. Resistirão juntas. E isso é o mais importante.

Ali, naquela chuva elas sentem que ainda há uma esperança, nem que seja só um pouquinho.
Que ainda vale a pena seguir se elas estiverem lado à lado.

E ali, na chuva, elas entendem o verdadeiro sentido da amizade.

terça-feira, 15 de junho de 2010

E viva ao Brasil!


Hoje o Brasil entra em campo e como escutei, é hoje que realmente começa a copa para nós. E é hoje que me sinto ainda mais a pessoa menos brasileira desse mundo.
Seria hipocrisia minha dizer que não compartilho de um pouco da excitação dos jogos - torço pra que a Itália, Alemanha ou França ganhe, mas talvez isso seja só minha eterna teimosia de torcer contra a maioria - mas acho esse patriotismo repentino ridículo, e ainda mais ridículo a quantidade de dinheiro investido nessa copa.
Todos sabemos que a África não e um país rico, milhares de vezes ouvimos notícias na TV sobre os casos assustadores da miséria em que a maioria da população vive, mas mesmo assim ela se tornou sede da Copa, construindo estádios, e tentando melhorar a infraestrutura precária do país. Não vou negar que tudo tem seu lado bom, os investimentos com turismo e as melhorias do país vão ficar lá mesmo depois das finais, mas não seria melhor ter utilizado recursos para melhorar a qualidade de vida da população sem precisar da copa?
Em relação ao Brasil, passamos o ano inteiro reclamando da nossa politica, dos nossos impostos, de tudo nesse país tropical, mas quando ouvimos falar no mundial imediatamente vestimos a camiseta da seleção e saimos enlouquecidos, como se amássemos esse chão acima de tudo.
Copa do mundo me lembra aquele antigo sistema utilizado pelos imperadores romanos de "pão e circo". Lógico que sem a parte do pão, afinal milhares de pessoas ainda passam fome nesse país, mas dê um pouco de entreterimento á população para que ela esqueça da corrupção, das contas no fim do mês, da falta de comida na mesa, do frio à noite sem um cobertor. E o mais ridículo, o que eu realmente não entendo é que enquanto os jogadores ganham milhões para jogarem partidas de futebol os meros mortais trabalhadores ralam o dia todo para ganhar um salário mínimo. Você entende?
Daqui a quatro anos teremos o fervor das vuvuzelas ensurdecedoras nas nossas cidades e estádios lindos que custaram milhões. Dinheiro esse que poderia ser transformado em saúde e educação para os brasileiros, mas isso fica para depois não é mesmo? Porque no país do futebol, o que importa mesmo é a bola rolando, o samba tocando e um grito do Galvão Bueno: Gooooooool, é do Brasil!


ps: sim pulei o dia dos namorados, afinal ninguém precisava ler os meus desabafos de garota solteira de mal com a data mais romântica do ano.
ps2: o texto tá meio (ou totalmente) ruim, mas eu tava com saudade de postar aqui.